Conquistando Territorios

Somos um povo egípcio que já deixou sua marca por territórios sulafricanos. Agora invadimos o mundo digital para expandir nossas fronteiras do conhecimento. Do papiro à imprensa, unimos o passado ao presente, para então, prever o futuro. No Gutemblog assumimos a responsabilidade de informar. Nossas matérias têm como objetivo principal fazer um link entre as diferentes ciências, com o intuito de melhorar o compreendimento deste mundo contemporâneo, marcado pela velocidade e simultaniedade com que a informação chega. Um longo caminho foi percorrido desde a prensa de Gutemberg, até o advento da internet, mas estivemos por aqui desde muito antes dos dois.

Não subestimem o poder de uma múmia!

sábado, 14 de maio de 2011

Impactos do relâmpago



http://www.webartigos.com/anexos/eletricidade-atmosferica.doc


Esta semana debatemos na aula de física sobre o artigo científico que trata sobre eletricidade atmosférica.
Descargas elétricas atmosféricas, mais conhecido como relâmpagos, são intensos clarões de grande extensão provenientes de uma descarga elétrica associada a nuvens de tempestade, além disso, são capazes de produzir intensas correntes e campos eletromagnéticos. Estes relâmpagos ocorrem devido ao acúmulo de cargas elétricas em regiões localizadas da atmosfera, em geral dentro de tempestades.
Devido a grande quantidade de energia liberada durante a descarga as consequencias podem ser desastrosas. Pode ocorrer, por exemplo, colapsos ou desligamentos na rede de distribuição de energia elétrica, incêncios em florestas e outros lugares e até mesmo mortes de seres humanos e de animais.

O pior acidente com relâmpago causou a morte de 79 pessoas no Boeing 707-121 da Pan American World Airlines, em 1963. Todos os 71 passageiros e os 8 tripulantes do Boeing 707-121 da Pan American World Airlines, que partira de Porto Rico e voava para Filadélfia, em 8 de dezembro de 1963, morreram naquele dia. Foram vítimas de uma explosão em pleno ar, provocada por um relâmpago que atingiu o tanque de reserva de combustível da aeronave. No momento da explosão, o Boeing sobrevoava a região de Elkton, em Maryland, Estados Unidos, enquanto aguardava permissão para o pouso. Os efeitos de colisões com raios variam, mas, na maioria dos casos, o dano é pequeno e o risco de explosão, remoto. O maior perigo é o raio atingir, como ocorreu no caso do Boeing da Pan American, a parede do tanque de combustível.
Os raios que atingem a Terra, a cada dia, geram 3,456 trilhões de HP, potência suficiente para levantar um porta-aviões de 200 000 toneladas a uma altura de 30 metros

Algumas curiosidades sobre relâmpagos:
- viajam a velocidades até 30 500km/s (115 000 000 km/h)
- carregam 100 000 Amperes (o suficiente para iluinar uma cidade de 200.000 habitantes durante 1 minuto
- a Terra é atingida 17 milhões de vezes por dia (200 vezes por segundo)
- os homens são atingidos 6 vezes mais do que as mulheres

Nenhum comentário:

Postar um comentário