Esta semana, em Geografia, começamos a estudar as Eras Geológicas. Através de estudos, estima-se que a Terra tenha aproximadamente 4 bilhões de anos. Durante esse tempo o planeta sofreu diversas modificações, que são classificados como essas eras. Sua alternância, foi estabelecida através das alterações significativas do planeta.
Há quatro eras distintas (além da Azoica, onde ocorreu o resfriamento da Terra):
Pré-cambriana: Formação de escudos cristalinos, de minerais metálicos e das rochas mais antigas. Além disso, no Brasil ocorreu a formação das serras do Mar e da Mantiqueira. Surgimento dos primeiros seres vivos.
Paleozóica: Desenvolvimento do processo de sedimentação e formação das bacias sedimentares. Formação de jazidas carboníferas.
Mesozóica: Intensa atividade vulcânica, início da separação dos continentes, formação de petróleo e formação de bacias sedimentares. No Brasil ocorreu também derrames basálticos na região Sul.
Cenozóica: Houve a formação das cordilheiras atuais e intensas glaciações. No Brasil ocorreu a formação de bacias sedimentares terceárias e quartenárias, atividade vulcânica e formação das ilhas vulcânicas. Surgimento dos seres humanos.
Por sua vez, podem ser subdivididas em etapas menores denominadas períodos, e esses, em épocas:
Pré-cambriana → com apenas um período: Pré-cambriano;
Paleozóica → com 6 períodos: Cambriano, Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbonífero e Permiano;
Mesozóica → com 3 períodos: Triássico, Jurássico e o Cretáceo;
Cenozóica → com 2 períodos: Terciário (épocas – Paleoceno, Eoceno, Oligoceno, Mioceno e Plioceno) e Quaternário (época – Pleistoceno e Recente);
Por definição as Eras Geológicas representam cada uma das grandes divisões do tempo geológico do planeta.
http://www.youtube.com/watch?v=35-ORjErtE0&playnext=1&list=PL54FDF20FBC787529
Conquistando Territorios
Somos um povo egípcio que já deixou sua marca por territórios sulafricanos. Agora invadimos o mundo digital para expandir nossas fronteiras do conhecimento. Do papiro à imprensa, unimos o passado ao presente, para então, prever o futuro. No Gutemblog assumimos a responsabilidade de informar. Nossas matérias têm como objetivo principal fazer um link entre as diferentes ciências, com o intuito de melhorar o compreendimento deste mundo contemporâneo, marcado pela velocidade e simultaniedade com que a informação chega. Um longo caminho foi percorrido desde a prensa de Gutemberg, até o advento da internet, mas estivemos por aqui desde muito antes dos dois.
Não subestimem o poder de uma múmia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário