Conquistando Territorios
Somos um povo egípcio que já deixou sua marca por territórios sulafricanos. Agora invadimos o mundo digital para expandir nossas fronteiras do conhecimento. Do papiro à imprensa, unimos o passado ao presente, para então, prever o futuro. No Gutemblog assumimos a responsabilidade de informar. Nossas matérias têm como objetivo principal fazer um link entre as diferentes ciências, com o intuito de melhorar o compreendimento deste mundo contemporâneo, marcado pela velocidade e simultaniedade com que a informação chega. Um longo caminho foi percorrido desde a prensa de Gutemberg, até o advento da internet, mas estivemos por aqui desde muito antes dos dois.
Não subestimem o poder de uma múmia!
sexta-feira, 8 de abril de 2011
Lucas Batista
Lixo Extraordinário:
Este documentário fala sobre um artista chamado Vik Muniz que está prestes a fazer sua nova obra de um jeito pouco comum. Ele vai à um dos maiores aterros sanitários do mundo para tirar fotos e conhecer como é a vida das pessoas que trabalham por lá. Ao chegar, dá de cara com pessoas muito simples, porém satisfeitas com o que têm. Não porque já têm tudo o que desejam, mas por estarem conformados que aquele é o mundo deles e não terem muita informação do que acontece no mundo. Entretanto, quando os catadores enxergam essa oportunidade, se dão conta de que há um modo de vida bem melhor do que sendo um catador de lixo, e com isso, vem para Vik outro objetivo a se concluir com a produção do filme: mostrar aos outros o que é viver feliz com o que você tem, mesmo sendo muito pouco, e viver com dignidade. Não apenas com objetos de valor como muitas pessoas fazem. E também tirar da mente de todos que o lixo não é algo inútil e que pode ser reutilizado de tantas formas diferentes do que normalmente se faz com ele.
É uma linda história de vida, de superação e de luta. O filme insinua que sempre há tempo de mudar. Realmente não é fácil, mas quando se junta esperança, esforço e criatividade, tudo é possível. O filme acaba provando isso ao colocar em prática quando uma simples pilha de lixo poderia ser tão simbólica e ainda assim conseguiu arrecadar um dinheiro relativamente alto, deixando aos catadores de lixo aquela última gota de esperança que mudaria a vida deles pra sempre.
Comentário do filme Lixo Extraordinário
O mundo virtual quando surgiu, recebeu várias críticas por diminuir alguns costumes, como por exemplo o de ler livros, além de outros fatores como o modo de usar a escrita. Acredita-se que neste novo mundo, principalmente nos ambientes escolares, os jovens vêem "deformando" a escrita. As pessoas que utilizam a internet, têm o hábito de diminuir as palavras para facilitar conversas, o que acaba resultando a "ferir" a língua portuguesa.
Por Maitê Schander
Uma Transformação Extraordinária
"Eu pintarei a vida das pessoas que respiram, sentem, sofrem e amam"
Edvard Munch
Indicado ao Oscar de melhor documentário, “Lixo Extraordinário” mostra o projeto social de Vik Muniz no Jardim Gramacho, o maior lixão do mundo, e como sua ação modifica a vida das pessoas que ali vivem, assim como a sua.
Muniz é um dos mais inovadores fotógrafos dessa nova geração, famoso por utilizar de materiais pouco convencionais como matéria prima para seus trabalhos.No documentário seu objetivo é inspirar-se no lixão para a confecção de novas peças, assim podendo reverter os lucros obtidos com a mesma para a própria comunidade. Esta ideia inicial logo fica de segundo plano, quando Vik conhece os catadores e reconhece ali verdadeiras personalidades, fazendo-o então mudar seu foco para as pessoas que ali vivem.
É então que a verdadeira transformação começa. Somos apresentados a sete catadores, cada qual com sua história e filosofia de vida, e o filme trabalha de forma brilhante a realidade de cada um.
Mas “Lixo Extraordinário” não é apenas mais um relato sobre a realidade das camadas mais pobres do Brasil, é também um projeto social. Ao longo do filme a percepção de mundo tanto dos catadores quanto do próprio Vik Muniz é mudada. Em relação ao artista, observamos que sua ideia inicial sobre o Jardim Gramacho e as pessoas que ali vivem (“selvagens”) sofre forte impacto após o contato com os catadores, culminando então na obtenção de uma visão mais próxima da realidade, no rompimento do senso comum. Já para os catadores, testemunhamos uma mudança do conformismo e até do ceticismo em relação à sua situação (Tião, líder da Associação Dos Catadores Do Jardim Gramacho, a princípio tira sarro de Vik, numa das primeiras cenas em que os dois se encontram.) para a realização de que, sim, eles têm capacidade para mudar sua situação (Tião mais tarde brinca: “Não faz mal, depois eu compro meu quadro de volta”).
Talvez o ponto mais importante do filme não seja o retrato das 6 personagens que vivem no lixão, e nem tampouco a arte de Vik Muniz; mas sim o retrato que ele faz do surgimento de uma nova classe social: a dos catadores.
quinta-feira, 7 de abril de 2011
COMENTÁRIO - LIXO EXTRAORDINÁRIO
O documentário “Lixo Extraordinário” mostra e fala sobre uma classe social do Brasil pouco conhecida e discutida. A classe dos catadores de lixo. Durante o processo de gravação as pessoas podem notar o quanto que a arte de Vik muda o pensamento e aumenta a auto-estima de cada participante escolhido e estes, acabam se tornando essencial para concluir o objetivo do projeto. Além disso, o filme tem um efeito impactante e arrebatador sobre o público, por realizar uma combinação entre elementos quase que opostos não só pela estética, mas também por sua representação social, a arte e o lixo. O que mostra que apesar das diferenças, quando tudo se mistura o resultado é extraordinário.
analise círitica: lixo extraordinario
Com tantos sites e informações,é sempre correto consultar mais de um local de procura antes de chegar a uma conclusão definitiva,porém,atenção é essencial nessas horas,pois muitas notícias são publicadas sem o mínimo de fidelidade à informação verdadeira.
Lais Feliciano
O surgimento da internet desencadeou várias mudanças no mundo desde o século passado, e continua provocando evoluções até os dias atuais. O estilo de vida de cada indivíduo mudou completamente desde que a internet tornou-se uma necessidade. Quem não se conecta à ela se sujeita a perder inúmeras oportunidades, principalmente nas áreas mais competitivas (como no trabalho e na escola), e acaba tonando-se ultrapassado.
A rede social facilita o dia a dia de cada um, pois fornece inúmeros recusos para os internautas, e cabe a cada qual decidir a melhor maneira de utilizá-la. Por este e outros motivos, foi apenas uma questão de pouquíssimo tempo para que a democratização da internet ocorresse.
As informações através da internet estão compondo uma nova forma de pensamento, pois a rapidez com que se consegue noticias de outros povos, estimula a pensar e querer mudar muitos fatos que estão marcando o mundo, independente do local da Terra. Abriu-se a mente do ser humano, o qual conquistou a igualdade como ser, relevando questões culturais, religiosas e territoriais.
Assim como a conexão à internet atinge boa parte do mundo, pode-se ter também esse acesso à grandes bibliotecas virtuais de diversos países, como realiza o projeto da ONU, tendo por conseguinte uma democratização virtual, sem qualquer custo e para todos, levando cultura de uma forma geral.
Na perspectiva anterior à chegada da internet, o povo tinha notícias do mundo somente da mídia da época (TV, jornal e rádio), o que hoje em dia representa um modo mais arcaico de se obter informação visto que a internet além de possuir muitas fontes, tem agilidade que não se compara a essa mídia “pré-internet”.
Logo esse avanço tecnológico proporciona muitas utilidades, que vão além do lazer e do prazer, consegue-se unir, mudar, conscientizar e ensinar, os anseios mundanos de diversas gerações por um mundo melhor.
Yuri Alexander
Na rede mundial, o tempo é rápido e as fronteiras terrioriais deixam de existir: os milhares de quilômetros se transformam em um clique. Melhores amigos moram do outro lado do mundo e a sua linguagem é outra: o "internetês", formado por abreviações, gírias e símbolos. Seu fácil acesso - seja por cyber cafés, LAN houses, celulares ou pelo próprio computador - faz com que qualquer um possa, por exemplo, iniciar uma revolução como a egípcia, arrecadar milhões para vítimas de catástrofes como a da região serrana do Rio de Janeiro ou a do Haiti, viajar pelo mundo sem sair da cadeira através de programas como o Google Earth; ler, assistir, ouvir clássicos e raridades, até olhar de perto a Mona Lisa... As facilidades deste mundo são inúmeras.
Na verdade é preciso ter muito cuidado com o excesso de informação disponível na rede, e saber separar as boas fontes das más. A internet, de fato, simplificou pesquisas e deixou muito mais fácil e rápido o acesso à informações.Hoje, qualquer individuo que possua web pode estar a par de todos os acontecimentos mundiais , e até comunicar-se com pessoas do outro lado do planeta. Os sites de relacionamento, como o Facebook, já serviram como forma de comunicação para a organização de revoltas que causaram uma revolução. Conclui-se que ,de fato, estamos conectados uns aos outros.
Catadores de sonhos
É possível dizer que "Lixo Extraordinário" era, inicialmente, mais um de muitos projetos de um artista. Porém, o cenário e os personagens que Vik Muniz, o artista, e seus colaboradores encontraram, transformou tal projeto em um retrato social de uma realidade distante do conhecimento popular: a vida nos lixões.
Tudo conspira contra o viver nos lixões. Doenças, acidentes e até morte mostram as condições precárias que os catadores de lixo se submetem para se sustentarem. No entanto, tudo isso contrasta com a alegria e a força de vontade que é encontrada por ali. Exemplos disso são o catador que colecionava livros achados no lixão - e tinha o sonho de abrir uma biblioteca -; e Sebastião, o criador do sindicato dos catadores de material reciclável - como ele se refere aos catadores de lixo -, que reinvidicava direitos e melhores condições para o lixão de Jardim Gramacho, principal cenário retratado no documentário.
Agora, o projeto de Vik não é apenas transformar lixo em arte, mas também é transformar sonho em realidade. Na oficina, Vik e sua equipe passam a conhecer melhor cada um dos trabalhadores do Jardim Gramacho, e estes conhecem novos caminhos a serem trilhados. Como é o caso de muitos que acabam mudando de emprego e de outros que preferem continuar nele, como Tião, o Sebastião, que, cada vez mais ambicioso e inovador, permanece na luta por condições melhores para o Jardim Gramacho.
O filme retrata, portanto, que parcelas excluídas da sociedade, como os catadores de lixo do Jardim Gramacho podem realizar seus sonhos com apoio e incentivo. Logo, a proposta de Vik Muniz foi um exemplo de muitos que podem e devem ser feitos para transformar pessoas sem oportunidade alguma em atuantes sociais.
Em contrapartida, a fácil publicação de dados por qualquer usuário desse meio tecnológico não garante a veracidade de todas as informações obtidas, uma vez que, qualquer um está apto a publicar o que quiser.
Lixo Extraordinário
O documentário brasileiro Lixo Extraordinário (Waste Land) sem duvida nenhuma foi uma das melhores produções já feitas. Não apenas por ter uma ótima qualidade, mas principalmente por não ser sensacionalista e sim realista. É incrível como Vik Muniz conseguiu não através de doações, mas sim de ideias mudar a vida dos catadores, é provou que estes trabalhadores são essenciais para a sociedade. Assistindo ao filme e quase que impossível não se emocionar ao perceber que muitas vezes pessoas que não tem direito a uma boa residência, alimentação, um bom trabalho, resumindo a uma vida digna são mais felizes do que muitos milionários. Claro que, como Vik Muniz diz, estas pessoas não conhecem a felicidade. Este documentário que foi reconhecido internacionalmente, faz principalmente com que nós, que temos uma vida ótima, pensemos duas vezes antes de reclamar.
Letícia González Domingos
Isso tudo teve início com a liberdade que o mundo e sua população foram obtendo e administrando de maneira errada, como por exemplo a pornografia e a exposição de informações que cada um dispõe a desconhecidos que podem ser perigosos ou não. Mas é necessário lembrar que a internet também é muito importante e necessária na vida de muitos. Uma série de empregos surgiram devido à ela e a tecnologia.
A mesma facilidade de retirar informações, ocorre para anexar textos tendo valor científico ou não. Grande parte dos sites publicam tudo o que lhes é enviado, sem se preocupar com a procedência, nem com a autoria dos dados. É fato que se deve saber diferenciar fontes inconfiáveis e não apenas copiar o primeiro texto que aparece na tela. O simples fato de pesquisar sobre o autor já exclue a possibilidade da informação ser falsa ou duvidosa.
Bárbara Donato
Com a influência de sites de relacionamento (twitter, facebook, orkut e etc) o modo das pessoas escreverem certamente irá mudar, mas cabe a ela saber diferenciar onde usar esse tipo de escrita, gíria e abreviações, deixando fora do trabalho e da escola. Ainda, não se pode dizer que a internet é o meio mais confiável de ganhar conhecimento, pelo falo de existir muitos sites não confiáveis e de fontes desconhecidas. Antes mesmo de fazer qualquer tipo de pesquisa, cabe ao interessado saber de onde vem a fonte, se o site está relacionado a alguma instituição de ensino (como um aluno ou até mesmo um professor) e também comparar pesquisas entra sites para ver se realmente as afirmações são verdadeiras.
Bruna Gonzalez
quarta-feira, 6 de abril de 2011
É necessário bom senso e essencial a vigilância epistêmica. Respeitar e seguir a regra básica da internet: não faça nada que não faria fora dela, e esse, é o maior problema de quem navega nesse mundo de informações, nesse mar de conhecimento. Além disso, é importante, ao fazer uma pesquisa, analisar o tema de pontos de vistas diversos e não apenas copiar a primeira coisa que se viu a respeito dele. Assim, a chance de cometer um erro e vacilar online diminui muito.
Luize Fernandes
Lucas Jorge
Contudo, é fato que nem todas as informações encontradas são verdadeiras e úteis. Qualquer pessoa pode publicar um texto sobre qualquer assunto na rede, cabe ao leitor, portanto, ter vigilância epistêmica e identificar o certo do errado, o útil do inútil. Para ajudar nesse processo, pode-se procurar sites confiáveis, de grandes universidades, por exemplo, que se preocupem com a veracidade de seus artigos.
Uma das diferenças mais notáveis entre o ser humano e outro ser vivo é sua capacidade de pensar e expor suas ideias. Isso faz com que seja importante ter um amplo banco de informações, de fácil acesso. Além dessa vantagem, as pessoas buscam praticidade e eficiência, e é aí que torna-se imprescindível ter conhecimento sobre a fonte em questão. Nem tudo que se vê na rede é confiável.
A vasta quantidade de material encontrado na internet prova que qualquer um pode registrar sua opinião ou algum fato sobre determinado assunto. Há pessoas de má fé que acabam transformando o que tinha potencial para ser benéfico em algo bastante prejudicial e desnecessário.
Outro ponto importante é a influência que a rede exerce sobre as pessoas em seu cotidiano, por exemplo na maneira de escrever. A desenvoltura textual, de certo modo, sofre um pequeno declínio por causa da linguagem usada na internet. Todavia, há artigos sérios e bem desenvolvidos e, claro, livros e jornais a serem consultados.
Por fim, a era digital também apresenta pequenas desvantagens, mas que podem e devem ser detectados pelo uso consciente de cada indivíduo. A internet junta o útil ao agradável e ainda mostra-se uma artimanha de estudo, lazer e trabalho prazerosa.