Conquistando Territorios

Somos um povo egípcio que já deixou sua marca por territórios sulafricanos. Agora invadimos o mundo digital para expandir nossas fronteiras do conhecimento. Do papiro à imprensa, unimos o passado ao presente, para então, prever o futuro. No Gutemblog assumimos a responsabilidade de informar. Nossas matérias têm como objetivo principal fazer um link entre as diferentes ciências, com o intuito de melhorar o compreendimento deste mundo contemporâneo, marcado pela velocidade e simultaniedade com que a informação chega. Um longo caminho foi percorrido desde a prensa de Gutemberg, até o advento da internet, mas estivemos por aqui desde muito antes dos dois.

Não subestimem o poder de uma múmia!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Catadores de sonhos

"A luta é grande, mas a vitória é certa"


É possível dizer que "Lixo Extraordinário" era, inicialmente, mais um de muitos projetos de um artista. Porém, o cenário e os personagens que Vik Muniz, o artista, e seus colaboradores encontraram, transformou tal projeto em um retrato social de uma realidade distante do conhecimento popular: a vida nos lixões.
Tudo conspira contra o viver nos lixões. Doenças, acidentes e até morte mostram as condições precárias que os catadores de lixo se submetem para se sustentarem. No entanto, tudo isso contrasta com a alegria e a força de vontade que é encontrada por ali. Exemplos disso são o catador que colecionava livros achados no lixão - e tinha o sonho de abrir uma biblioteca -; e Sebastião, o criador do sindicato dos catadores de material reciclável - como ele se refere aos catadores de lixo -, que reinvidicava direitos e melhores condições para o lixão de Jardim Gramacho, principal cenário retratado no documentário.
Agora, o projeto de Vik não é apenas transformar lixo em arte, mas também é transformar sonho em realidade. Na oficina, Vik e sua equipe passam a conhecer melhor cada um dos trabalhadores do Jardim Gramacho, e estes conhecem novos caminhos a serem trilhados. Como é o caso de muitos que acabam mudando de emprego e de outros que preferem continuar nele, como Tião, o Sebastião, que, cada vez mais ambicioso e inovador, permanece na luta por condições melhores para o Jardim Gramacho.
O filme retrata, portanto, que parcelas excluídas da sociedade, como os catadores de lixo do Jardim Gramacho podem realizar seus sonhos com apoio e incentivo. Logo, a proposta de Vik Muniz foi um exemplo de muitos que podem e devem ser feitos para transformar pessoas sem oportunidade alguma em atuantes sociais.
Não deixando de visar a arte, mas colocando sempre em foco a "parte humana", Lixo Extraordinário nos permite olhar por um outro lado do lixo, por um outro lado da dificuldade de cada catador, nos devolvendo a beleza em forma de trabalho duro, e devolvendo a eles a esperança em forma de arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário