Conquistando Territorios

Somos um povo egípcio que já deixou sua marca por territórios sulafricanos. Agora invadimos o mundo digital para expandir nossas fronteiras do conhecimento. Do papiro à imprensa, unimos o passado ao presente, para então, prever o futuro. No Gutemblog assumimos a responsabilidade de informar. Nossas matérias têm como objetivo principal fazer um link entre as diferentes ciências, com o intuito de melhorar o compreendimento deste mundo contemporâneo, marcado pela velocidade e simultaniedade com que a informação chega. Um longo caminho foi percorrido desde a prensa de Gutemberg, até o advento da internet, mas estivemos por aqui desde muito antes dos dois.

Não subestimem o poder de uma múmia!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Osama bin Laden e a Geopolítica do terror


É claro que é de conhecimento geral o atentado de 11 de setembro. Porém, será que esse conhecimento é realmente um entendimento dos fatores pré e pós o atentado? Ou apenas uma absorção do que a mídia passou para o público? A aula do prof. Edu junto com a prof. Alê nesse sábado (21) serviu para que entendêssemos as raízes e consequências desse acontecimento devastador.
O pré 11 de setembro envolve Revolução de Saur, uma espécie de alusão à Guerra Fria: de um lado o guerrilheiros afegãos apoiados pelos Estados Unidos e do outro os partidos comunistas junto com a União Soviética. Guerrilheiros estes que se transforam no grupo Talibã. É preciso entender que o ambiente e as condições da região são propícios à formação de grupos como este. A falta de intervenção do Estado leva à intervenção da Igreja que favorece a formação de grupos com fundamentalismo religioso. Nasce uma revolta contra o Ocidente que se intensificou com a criação do estado de Israel, um país com a cara dos Estados Unidos no meio do Oriente. A Al Qaeda, suposto grupo terrorista responsável pelo atentado, surgiu também como um grupo participando de um movimento anti-russo formado pelos Estados Unidos e que possuia como um de seus líderes Osama bin Laden que acabou se tornando uma ferramenta importantíssima para os Estados Unidos por causa de sua influência política e econômica. Porém após a Primeira Guerra do Golfo a situação se inverteu. A guerra passou a ser uma guerra dos Estados Unidos contra os islâmicos. Osama se sentiu traído e resolveu opôr-se aos Estados Unidos e seus aliados. A partir daí a Al Qaeda passa a ver os Estados Unidos como um opressor dos muçulmanos.
O pós 11 de setembro resumi-se na Doutrina Bush, uma espécie de guerra preventiva que após o atentado tornou-se escancarada e ilimitada. Guerra essa que visa a "proteção" do mundo. Venhamos e convenhamos, que espécie de proteção é essa? E outra: o que é pior, o fundamentalismo religioso ou o fundamentalismo econômico? Os Estados Unidos são uma das principais causas do atentado de 11 de setembro. Essa sua suposta guerra preventiva faz com que ele provoque conflitos antes inexistentes em regiões muito além de seus limites geográficos. E a missão de proteger o mundo está muito além de sua capacidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário